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Atividades de História – Cap. – 01 - 1º Ano



                                                            
1. Qual é o principal recurso de negociação, podendo tomar a forma de dinheiro ou crédito? Conceitue o mesmo.
R -  O Capital, conjunto de bens que um indivíduo ou grupo possui, sob diferentes formas.

2. Cite os elementos fundamentais no sistema socioeconômico:
R -  Propriedade privada, trabalho assalariado e lucro.

3. O que é ser proprietário?
R – Ser Proprietário é ser dono, possuir um bem, ou seja, é ter o direito de usufruir com exclusividade de alguma coisa, que pode ser um imóvel, uma roupa, uma empresa ou até mesmo coisas menos palpáveis, como ideias, decisões e pensamentos.

4. Relacione migração com Revolução Agrícola.
R – A migração foi importante no início da Revolução agrícola, pois possibilitou a troca de conhecimentos entre os grupos.

5. Diferencie nomadismo e sedentarismo. Levante hipóteses sobre as consequências do sedentarismo para a humanidade.
R – Nomadismo é o modo de vida de quem não tem habitação fixa, que se desloca de um lugar para o outro. Sedentarismo é o modo de vida de quem tem hábitos sedentários, ou seja, tem habitação fixa. O aumento da oferta de alimentos e da população e a formação de vilas e cidades como consequências do sedentarismo.

6. Pesquise a existência de povos nômades ou seminômades atualmente e quais são as principais características de organização desses grupos.
R – ainda há povos nômades e seminômades espalhados pelo mundo. São exemplos os ciganos no Brasil ( e na Europa), alguns grupos na África, no Oriente Médio, na Ásia  e em outros lugares da América(povos indígenas).

7. O que foi a Revolução Agrícola? Por que desenvolveu?
R – A Revolução Agrícola foi uma mudança lenta, gradual e de grande importância para a espécie humana. Foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas.

8. O que significa a expressão “fechamento em si mesmo”? Como essa atitude influenciou o desenvolvimento egípcio? R – Significa não expandir, centralizar a economia no estado Egípcio. Isso prejudicou o desenvolvimento porque não possibilitou o crescimento, a troca comercial com outros povos e, portanto, a expansão para além dos limites do Egito.

9. Conceitue escambo:
R – É a troca direta de mercadorias, ou seja, troca de bens e serviços por outros bens e serviços, sendo, portanto, historicamente muito anterior ao uso do dinheiro.

10. Cite uma diferença entre a agricultura praticada no Egito e a atual. Se necessário pesquise as técnicas agrícolas atuais.
R – No Egito Antigo a agricultura era manual e muitos animais eram usados nas diversas etapas do processo agrícola. Atualmente os animais foram substituídos por máquinas, além de parte da produção contar com a aplicação de fertilizantes, que antigamente não eram utilizados.

11. Atualmente os trabalhadores também fazem greve em diferentes setores produtivos. Explique como são organizadas as greves no Brasil.
R – Por meio de debates coletivos, em geral de uma mesma categoria, que delibera sobre o início das paralizações. Estabelecidos o acordo pelos trabalhadores, eles entram em greve, normalmente orientados por sindicatos.

12. O que prevê a legislação brasileira sobre o direito de greve?
R – A legislação brasileira concede o direito á greve como mecanismo de defesa dos trabalhadores, contanto que não sejam abusivas ou ilegais.

13. De acordo com a sociedade Egípcia, associe as colunas abaixo:
( 1 ) Faraó  (  4 ) Defendiam o Império em caso de invasão e ajudavam na manutenção da paz.
 ( 2 ) Altos funcionários ( 9  ) Trabalhadores rurais, desenvolviam atividades destinadas à produção de alimentos.
( 3 ) Nobres                  (  1 )Exercia poder absoluto sobre a sociedade egípcia.
( 4 ) Guerreiros          (7   ) Trabalhadores que atuavam na confecção de artefatos decorativos.
( 5 ) Sacerdotes     ( 10  ) Trabalhavam nas lavouras, construções, nos afazeres domésticos, eram artesãos e artistas.
( 6 ) Escribas    ( 2  ) Chefe da coleta de impostos, ministro das obras públicas, tesoureiro-chefe, entre outros.
 ( 7 ) Artesãos    ( 5   ) Responsáveis pelos templos, rituais, pelas atividades religiosas e festas.
 ( 8 ) Trabalhadores comuns    ( 3  ) Parentes do faraó,  comandantes do exército, chefes administrativos e altos    
                                                   sacerdotes.
( 9 ) Camponeses     ( 6  ) Responsáveis pelo registro da vida dos faraós e dos acontecimentos do Império, e pelo                             
                                    controle e registro dos impostos e finanças.
( 10 ) Escravos       (8   )Trabalhadores livres que atuavam na construção e conservação de sistemas de irrigação e
                           obras públicas, no serviço agrícola e artesanal.


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 Obs: Corrijam e estudem.