Atividade de História – Cap- 02
1 – O que provocava a “sensação de medo” entre os
europeus no início da época moderna? De que forma eles buscavam amenizar esse
medo?
R – Era provocada pela ocorrência
de guerras, pela fome e pela peste. As pessoas tinham medo das doenças, da
fome, das guerras, da morte e da ira de Deus. Buscando amenizar esse medo, as
pessoas passaram a se preocupar mais com questões de ordem religiosa e
espiritual, como a salvação da alma.
2 - O que foi o
Absolutismo na Europa.
R- O absolutismo foi uma
política de centralização do poder nas mãos dos monarcas. A Europa, a partir do
século XVI, passou por transformações econômicas e políticas que deu origem à
formação dos Estados Nacionais Modernos. Diante disso, os reis das nações
europeias vivenciaram um momento de grande poderio, uma vez que a Igreja
Católica estava em crise por causa da Reforma Protestante.
3 - Cite e explique
dois exemplos de fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa.
R - A formação dos Estados
Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o
surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção
do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia. Com o declínio do
mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os
mercados consumidores também.
4 - A Reforma
Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de
caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e
econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o
luteranismo defendia a:
A - submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
B - implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
C - jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
D - extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
E - cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.
A - submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
B - implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
C - jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
D - extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
E - cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.
5 - A Reforma
Protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da
religião cristã e à forma como se organizava a Igreja Católica com sede em
Roma. No contexto desses movimentos, considere as afirmativas abaixo:
I. Os protestantes eram contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da Bíblia.
II. Os protestantes eram contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão.
III. As ideias protestantes tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e ingleses.
IV. Os jesuítas foram designados para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir a expansão da fé católica.
V. O Concílio de Trento definiu algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B - Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Somente a afirmativa IV é verdadeira.
E - Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
I. Os protestantes eram contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da Bíblia.
II. Os protestantes eram contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão.
III. As ideias protestantes tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e ingleses.
IV. Os jesuítas foram designados para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir a expansão da fé católica.
V. O Concílio de Trento definiu algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B - Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Somente a afirmativa IV é verdadeira.
E - Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
6 - Na Idade Moderna, o Absolutismo monárquico foi
característico da Europa. Oque fizeram os monarcas europeus para fortalecer o próprio
poder real?
R diminuíram o poder da nobreza, que passou
a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das províncias e
postos de comando no exército.
7- Sobre o absolutismo monárquico
desenvolvido na França no Século XVI é correto dizer que:
a) conseguiu que o povo, através do voto garantisse a
concentração de todo o poder nas mãos do rei.
b) constituiu-se a partir dos senhores feudais, que
haviam sempre jurado fidelidade ao rei.
c) recebeu da Igreja Católica uma veemente oposição.
d) dependeu
basicamente da convergência parcial dos objetivos da realeza com os interesses
da burguesia.
8 – Quais foram as principais medidas adotadas pela
Contrarreforma promovida pelo clero católico?
R-A contrarreforma determinou
que, ao contrário do que pregavam os protestantes, a interpretação pessoal da
Bíblia estava ligada ao paganismo, e não devia ser tomada como uma visão
verdadeiramente cristã. Somente os clérigos da igreja católica, por meio da
interpretação teológica da Bíblia, é que seriam capazes de interpretar o
verdadeiro significado da doutrina cristã.
9-Cite as características fundamentais do Estado
Absolutista:
R- As características estão
relacionadas à concentração do poder nas mãos do rei, que tinha forte controle
sobre a justiça, a elaboração das leis e a administração pública em geral. No
entanto, apesar de ser classificada como absoluta, na prática, a autoridade do
rei era limitada.
10 - O absolutismo E a política mercantilista eram duas
partes de um sistema mais amplo, denominado de Antigo Regime. O termo foi
adotado para designar o sistema cujos elementos básicos eram, além do
absolutismo e do mercantilismo, a sociedade estamental e o sistema colonial. O
que expressa, uma prática dos Estados Absolutistas.
R – A centralização do poder
nas mãos dos monarcas, o quem conferia a ele autoridade sobre todos os assuntos
da nação.
11 – Caracterize cada um dos três estados do
antigo regime francês
O Primeiro Estado -
Formado pelo clero, que se dividia em alto e baixo clero. O Alto clero era
composto por bispos, cardeais e por abades. O Baixo clero era composto por
padres e por vigários economicamente pobres.
O Segundo Estado –
Formado pelos nobres que se dividia em três grupos: nobreza cortesã, nobreza
provincial e nobreza de toga.
O Terceiro Estado –
formados pela grande massa camponesa e pela burguesia. Na grande massa
camponesa, encontramos servos, presos às obrigações feudais, e trabalhadores
livres. Na burguesia encontramos pelo menos três grupos distintos (grande,
média e pequena burguesia).