Compartilhar algumas atividades com meus alunos e colegas

Atividade do Cap.01 - 2º ano

ATIVIDADES

1- As comunidades indígenas são muito diferentes umas das outras. No momento da chegada dos europeus, a partir do século XV, a Europa tomou conhecimento da diversidade cultural dos habitantes do Novo Mundo.
a) Explique as principais características da vida politica, econômica, social e religiosa das sociedades caçadoras e coletoras.

Nessas sociedades não existiam um poder político centralizado que determinasse o que as pessoas deveriam fazer e que punisse quem não obedecesse às regras. Praticavam a agricultura além da caça e pesca como economia, dependendo do número de seus membros, cada sociedade indígena podia reunir varias aldeias e controlar um extenso território e eram politeístas.

b) Compare as sociedades caçadoras e coletoras com as grandes civilizações agrícolas, utilizando os critérios da questão anterior.

As sociedades caçadoras e coletoras se identificavam muito com as grandes civilizações agrícolas, pelo o fato do modo de vida, a economia e a religião. Diferenciavam-se um pouco na questão politica, porque nas grandes civilizações cada uma tinha uma forma de liderança diferente uma da outra.

3- O texto A educação indígena, na pagina 10, destaca que o número de índios com acesso a educação no Brasil vem aumentando, inclusive no ensino superior. Com base nessa informação, dê um exemplo de projeto politico cujo objetivo e facilitar o acesso e a permanência do indígena à educação superior. Debata com seus colegas os pontos positivos e os pontos negativos desse tipo de projeto.

Programa E’ma Pia de Acesso e Permanência de Indígenas ao Ensino Superior. Trata-se de uma ação do Núcleo Insikiran da Universidade Federal de Roraima voltada para atividades de extensão e pesquisa e para garantir meios efetivos de propiciação do acesso e da permanência de indígenas ao ensino superior no estado de Roraima.
Trás como ponto positivo à criação de uma universidade abrangente do gênero no País, onde os índios não se sentiram excluídos da sociedade, mas sim inclusos em um meio universitário. Sabe-se que pode considerar como ponto negativo em relação à cota que para os povos indígenas tem um maior número em relação às outras pessoas. 

4- Explique, de acordo com o texto O significado ritual da antropofagia, na página 14, o significado do canibalismo para os tupis e os efeitos que o processo de colonização trouxe para esse ritual.

Para os tupis, os festins canibais eram desdobramentos das guerras, onde depois de capturado pelos guerreiros, o inimigo era conduzido à aldeia pelas mulheres, onde, mais tarde, encontraria a morte em ritual que era marcado
pela vingança e coragem. Com a colonização, esse ritual foi paulatinamente abandonado, provocando a perda de uma dimensão essencial da sociedade tupinambá: a identidade.

5- Leia o texto Os indígenas na América Latina hoje, na página 19, e responda.
a) Qual a proporção de indígenas na população latino-americana atual?

Constituem mais que uma pequena minoria da população (este é o caso na Argentina, Brasil, Chile e Costa Rica). Nos outros lugares, ao contrário, eles constituem uma porção significativa da população (como no Equador, México e Peru) ou mesmo uma maioria (como na Bolívia e Guatemala).

b) Quais os principais problemas sociais enfrentados pela população indígena nos dias de hoje?

Pobreza, desnutrição, condições precárias de saúde e a falta de cuidados médicos e saneamento adequados.

c) Aponte o fato que, nos últimos anos, fortaleceu a luta dos povos indígenas a ponto de constituírem, atualmente, um elemento significativo no cenário sociopolítico da América Latina.

Os processos de aculturação.
7- Discuta com seus colegas:
a) Como será o futuro para os povos indígenas do Brasil?

O futuro dos povos indígenas no Brasil é ainda incerto. Cabe a eles mesmos encontrarem canais mais efetivos de um relacionamento mais harmonioso e menos destrutivo com segmentos da sociedade nacional e com o Estado brasileiro. Mas também depende de todos nós, do nosso projeto de cidadania, que possa contemplar um futuro digno para todos os segmentos que conformam este país de dimensões continentais. De um papel desempenhado na história, eles precisam encontrar um lugar nos projetos de futuro do Brasil.

b) Na sua opinião, eles poderão preservar sua identidade ou perderão suas línguas e suas tradições, diluindo-se nas demais camadas da população?                                              Com certeza a melhor forma é preservar sua identidade, pelo o fato deles serem os primeiros habitantes do Brasil, onde preservar suas línguas e suas tradições e mais que uma recompensa por tudo já feito pelos os outros habitantes aqui existentes.